sábado, 25 de maio de 2013

Palestra no Moodle Moot 2013


E ai galera, só alegria?
Participei do evento Moodle Moot 2013 com duas palestras:

Badiu GMoodle - Ferramenta Avançada de Monitoramento e Extração de Relatórios do Moodle
 
Desenvolvimento para Moodle - Estrutura do banco de dados e principais API

Foi uma oportunidade para conhecer alguns seguidores do blog e relaxar com uma cervejinha bem gelada.

Segue um breve resumo de cada Palestra:

 Badiu GMoodle – Ferramenta avançada de monitoramento e extração de relatórios do Moodle 
[Power Point] [Vídeo]

O foco central desta temática foi apresentar uma solução de relatórios para Plataforma Moodle. O Moodle oferece poucas opções de relatórios gerenciais. O sistema Badiu GMoodle é uma ferramenta complementar do Moodle que integra várias instalações do Moodle e oferece relatórios gerenciais. É uma solução que possibilita, além de extração de vários tipos de relatórios, efetua mapeamento automático da evasão e distribuir de relatórios agendados por e-mail. Em suma, é uma ferramenta de monitoramento dos cursos ofertados no Moodle.

Desenvolvimento para Moodle: estrutura do banco de dados e principais API [Power Point] [Vídeo]

O objetivo principal dessa temática foi explorar as dúvidas mais comuns dos desenvolvedores do Moodle mapeados neste blog (Moodle SQL - http://moodlesql.blogspot.com.br ) e no blog Moodle PHP - http://moodlephp.blogspot.com.br. Foi apresentada a arquitetura da Plataforma Moodle, tanto no âmbito da estrutura do banco de dados quanto na camada de aplicação. Além disso, foi apresentado também alguns API que devem nortear o desenvolvimento do Moodle.  Foi abordado exemplos práticos que oportunizam entender como é a arquitetura do Moodle e, ao mesmo tempo, dar respostas às dúvidas mais comuns dos desenvolvedores.

Podemos dizer que o Blog Moodle SQL é filha do projeto Badiu GMoodle. As experiências compartilhadas nesse blog surgiram da linha de pesquisa para implementar o sistema Badiu GMoodle.

Já estou planejando a participação do próximo Moodle Moot. A temática será escolhida a partir das dúvidas mais comuns que surgem no comentário do Blog.

4 comentários:

  1. Que maravilha, só os feras do Moodle no Brasil !!!
    Badiu, suas palestras e o contato com você pessoalmente enriqueceu muito o evento. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorenzzo,
      Para mim foi uma grande satisfação participar do Moodle Moot 2013. Voltei para Brasília já pensando em Moodle Moot 2014.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!!

    Posso pegar uma carona nesse blog??? Estou precisando de um profissional Moodle para contratação imediata... Vocês conhecem alguém??? Se conhecerem, por favor, peçam que enviem currículo para elag2002@gmail.com.
    Obrigado!

    ResponderExcluir