segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Verificar a Senha do Usuário do Moodle com Comando SQL


    É muito comum no Moodle a senha do usuário não funcionar. Isso pode ocorrer após a importação da base de dados de usuário, cadastro de novo usuário, recuperação de curso  etc. O fato é que, de repente,  as senhas deixam de funcionar. Ao logar, mesmo usando o login e a senha corretos não funciona.  

    Quando isso acontece, as causas podem ser diversas. Para eliminar a hipótese que você esteja passando o login e a senha erradas ou que a tabela do banco que armazena a senha não foi corrompida,  é necessário fazer uma consulta SQL diretamente na base de dados. Nessa consulta, verifique se a combinação de login e senha existem. Para isso, execute o seguinte comando SQL:

SELECT COUNT(id) FROM   mdl_user WHERE username='joao' AND password=MD5('silva')
Se o resultado da consulta retornar 0 (zero)  significa que não existe nenhum usuário cadastrado com login João e senha silva. Caso retorna 1 (um) significa que o cadastro.

    Se a combinação do login e da senha funcionarem no comando SQL deve funcionar também ao logar no Moodle.  Se não funcionar no Moodle, é sinal que problema é outro e não da senha. Neste caso, você eliminou uma hipótese. Então, passe para próxima hipótese da lista e boa sorte.

Veja Também:
Recuperar Senha do Administrador do Moodle com Comando SQL

4 comentários:

  1. Na versão 2.5 não está dando certo, saberia me dizer por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandro,
      Realmente fiz um teste no Moodle 2.5 e não funcionou. Estou fazendo um teste mais apurado para ver. Assim que tiver resultado vou postar aqui.

      Excluir
  2. bom mano,faço um curso a distancia pela net, sou pouco experiente em tecnologia de informatica,mudamos a plataforma de estudo e quando boto meu nome de usuario e senha as vezes aceita e muitas vezes nao.O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abdul,
      Se a senha hora funciona e hora não funciona, a hipótese mais provável é que seja instabilidade do servidor. Será que nos momentos que não funciona o servidor não está sobrecarregado?

      Para analisar de forma mais detalhada, verifica qual mensagem aparece quando o login não dá certo. Também verifica a digitação da senha se está correta. Na hora de digitar a senha, observe se a caixa alta não está ativado.

      Excluir