quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Organização do Curso no Moodle e Estrutura da Base de Dados. Diferença do Linguajar Acadêmico e Corporativo

A maneira como se denomina a organização de dados do curso no banco de dados do Moodle é diferente da linguagem do mundo acadêmico e do mundo corporativo.
No banco de dados do Moodle os cursos são organizados em três níveis de hierarquia:
  • Categoria de curso
  • Curso
  • Grupo
Uma categoria de curso pode ter um ou mais curso. Dentro um curso, os alunos podem ser divididos em grupo. As tabelas do Moodle que armazena esses dados são:
  • mdl_course_categories - Tabela de categoria de curso
  • mdl_course - Tabela de curso
  • mdl_groups - Tabela de grupo
  • mdl_groups_members - Tabela de membros vinculados a um determinado grupo

Na linguagem acadêmica, mais concretamente pensando em uma faculdade ou universidade, o termo curso se refere a uma área de conhecimento como Pedagogia, Direito, Medicina etc. Neste caso, um curso é composto por uma grade curricular de várias disciplinas. Por exemplo, teoria de aprendizagem é uma disciplina da grade curricular do curso de pedagogia. Uma disciplina, ao ser ofertada, pode ter várias turmas.

Pelo exposto acima, fica claro que a linguagem acadêmica diferencia da linguagem do Moodle. O que na linguagem acadêmica se denomina curso, na estrutura de dados do Moodle se denomina categoria de curso. A disciplina da grade curricular equivale ao curso no Moodle. Por último, turma equivale ao grupo no Moodle.

No linguajar corporativo, o uso do termo curso pode equivaler a uma disciplina no linguajar acadêmico. Por exemplo, curso de informática instrumental para capacitação de quadros pode ser equivalente a uma disciplina de grade curricular de um curso no mundo acadêmico. Em resumo, no ambiente de empresarial, o termo curso tem significado diferente de curso para ambiente acadêmico.

O termo curso do ambiente corporativo equivale ao termo curso do Moodle. Já o termo curso do mundo acadêmico equivale a categoria do curso do Moodle.

Independentemente da estrutura de organização da oferta de ensino seja no ambiente acadêmico ou corporativo, a estrutura de organização da base de dados do Moodle pode ser adaptada. A grande diferença está nas gírias, ou seja, no nome que se dá o aos bois em cada ambiente.

Tabela de Tradução de Termos
Moodle Ambiente Acadêmico Ambiente Corporativo
Categoria de Curso Curso
Curso Disciplina Curso
Grupo Turma Turma


16 comentários:

  1. Ótimo artigo! :D

    Essa estrutura ajuda muito, para evitar retrabalho e criação de cursos iguais para turmas diferentes para um ambiente acadêmico. Para isso, basta organizar diversas turmas em um curso específico.

    Badiu, ao criar vários grupos para um curso eu posso definir tutores diferentes em cada grupo deste curso?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. É possível sim Arquimedes.

    Para inscrever um tutor em um grupo específico, siga os seguintes procedimentos:

    1)Crie um perfil para o tutor. Nesse perfil, mantenha todos os perfis padrão tutor com exceção de permissão para acessar todos os grupos. A outra alternativa é alterar o perfil padrão do tutor, desativando a permissão de acesso a todos os grupos;

    2)Configure o curso com grupos separados;

    3)Inscreva o tutor no curso e depois, inscreva-o no seu respectivo grupo. Como não tem permissão para visualizar todos os grupos, visualizará apenas o grupo em que está inscrito. Assim, cada tutor ficará com a sua turma.

    ResponderExcluir
  3. Esta estrutura do banco de dados com categoria, curso e grupo existe em qual versão do Moodle.

    ResponderExcluir
  4. Praticamente todas as versões do Moodle suportam a estrutura de organização de curso em categoria e organização de usuários em grupos. As versões que já usei que contemplam essa estrutura são:
    - 1.6
    - 1.7
    - 1.8
    - 1.9
    - 2.0
    - 2.1

    ResponderExcluir
  5. Olá Badiu, primeiramente, parabéns pelo blog. É a primeira vez que visito e estou achando o conteúdo muito bom e de fácil compreensão.

    Bom, mas o meu caso é o seguinte:
    Cadastrei no Moodle um curso como informado nesse post. O nome do curso em "categoria de curso", as disciplinas como "cursos" mas não estou usando turmas, pois cada aluno estuda de forma independente.

    A minha dificuldade está sendo em fazer com que os alunos avancem nas disciplinas(cadastradas como cursos) de acordo com a nota que eles conseguem numa avaliaçao. No momento estou fazendo isso manualmente, exportando as notas dos alunos daquela disciplina, verificando um a um e inscrevendo-os quando aptos.
    Já tentei habilitar o acompanhamento de conclusão de atividades do Moodle, mas isto aparentemente só resolve dentro do curso, não de um curso para outro.

    ResponderExcluir
  6. Adilson,
    Na verdade você quer automatizar a grade curricular do aluno. Se ele for aprovado na disciplina que é pré-requisito, automaticamente será liberado acesso às próximas disciplinas.

    Não conheço um plugin do Moodle que faz isso. Você pode resolver essa questão criando seu próprio plugin de inscrição. O plugin deve ser configurado com as regras de pré-requisito para que os alunos sejam inscritos automaticamente.

    ResponderExcluir
  7. Como calcular os cursos que tiveram mais de 10 visitas num dado mes

    ResponderExcluir
  8. Olá Badiu,

    Estou com o projeto para implantar o moodle como gestor de conhecimento, contudo preciso alterar algumas propriedades, umas mais simples e outras mais complicadas, a princípio gostaria de saber como faço para alterar os 'labels' Cursos e Categoria, no caso usarei Gerências e Departamentos respectivamente.

    ResponderExcluir
  9. Se você quer mudar o rótulo, ou seja, o texto exibido na tela, é necessário alterar o pacote de língua. Você pode fazer isso acessando o menu Idioma no bloco de administração do site Moodle.

    ResponderExcluir
  10. Badiu,
    Tem como alterar as nomenclaturas do Moodle? Por exemplo ao invés de aparecer Curso, substituir por disciplina; Grupo por Turma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E possível customizar os textos da interface do Moodle alternado o pacote de língua na própria interface do Moodle. Navegue no seguinte link do Moodle: Página inicial ► Administração do site ► Idioma ► Personalização de idioma

      Excluir
  11. Olá, gostaria de saber se existe alguma forma de rastrear o conhecimento trabalhado nos cursos através do Moodle.

    Exemplo:

    Curso: Curso de Informática
    Conhecimento Desenvolvidos:
    - Word
    - Excel

    Curso: Curso de Microsoft Office Básico
    Conhecimento Desenvolvidos:
    - Word
    - Excel

    Curso: Matemática Financeira
    Conhecimento Desenvolvidos:
    - Juros Simples
    - Juros Compostos
    - HP12C

    Desta forma, através do Moodle gostaria de fazer pesquisas por conhecimento, independente de curso, por exemplo:

    - Pessoas que possuem conhecimento em Excel
    - Pessoas que possuem conhecimento em HP12C

    É possível controlar desta forma no Moodle?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuka,
      Mapear conhecimentos ou habilidades / competências nos conteúdos distribuídos em recursos e atividades do Moodle pode ser possível de seguinte forma:

      1- Gerar um banco com a categorização de conhecimentos em áreas temáticas. Pode até ser feita em forma de matriz de competências habilidades

      2- Classificar cada conteúdo (recursos / atividades) no Moodle com base nessa base de matriz de competências.

      3- Extrair relatórios de mapeamento de conhecimento por sujeito de aprendizagem. Esse relatório informa quais habilidades / competências o aluno apresentou bom desempenho e quais não apresentou. Também mapeia quais ale ainda não realizou.

      Não sei se existe um plugin no Moodle que faça isso. Caso não exista, isso pode ser implementado como um plugin de relatório. Em suma, isso é perfeitamente viável fazer isso no Moodle.

      Excluir
  12. Bom dia!
    Quando criamos um recurso tipo página HTML no Moodle, em qual tabela este conteúdo é armazenado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os recursos como página ficam armazenadas na tabela mdl_page na versão 2. Na versão 1.9 verifica na tabela mdl_resource

      Excluir